Polícia

Secretário atrela chacina a facilidade na compra de armas; gestão teve aumento de 7% nos homicídios

Na gestão de Mandarino a Bahia teve um aumento de 7% nos homicídios no primeiro semestre desse ano

Secretário atrela chacina a facilidade na compra de armas; gestão teve aumento de 7% nos homicídios
Foto: SSP/BA

Após seis pessoas morrerem em um tiroteio ocorrido em um paredão no bairro do Uruguai, em Salvador, entre a noite de terça (12) e a madrugada de hoje (13), o Seretário de Segurança Pública (SSP), Ricardo Mandarino chegou a atrelar a chacina na facilidade da compras das armas no Brasil.

“Ao contrário do que se pensava que era briga de traficantes, parece que foi briga de pessoas que estavam armadas. É o negócio das pessoas andarem armadas sem deverem, por conta da permissibilidade com armas estimulada pelo Governo Federal”, afirmou.

Segundo informações obtidas pelo Bahia 190 junto ao canal FDB, a Tropa de PJ brigou entre si e parte do grupo promoveu o tiroteio contra integrantes do próprio grupo. O dono do grupo é o traficante Paulinho PJ, aliado de Fal, fornecedor do PCC.

Além do secretário, o governador Rui Costa também adota o mesmo discurso em meio a alta da violência no estado da Bahia. Após uma troca de tiros ocorrida no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, que vitimou um tenente da Polícia Militar, o gestor criticou o forte armamento entre criminosos e também culpou o governo federal.

“O que a gente presencia e acompanha é com muita indignação. O governo federal, de forma irresponsável, tem facilitado acesso ao armamento, essas armas mais cedo ou mais tarde acabam na mão de criminosos, sejam porque são vendidas posteriormente, seja porque são roubadas. Mesmo que quem comprou seja uma pessoa de bem, acaba na mão de bandidos, e hoje se percebe bandidos fortemente armados com fuzil e escopeta e fica aqui nossa indignação porque muitas dessas pessoas são presas várias vezes e são colocadas em liberdade facilmente”, opinou em entrevista à Rádio Sociedade.

Caos na violência

Ricardo Mandarino chegou à SSP em dezembro de 2020 e apesar do novo discurso, Mandarino manteve a segurança da Bahia no mesmo ritmo crescente da violência. Vale lembrar que somente na gestão de Ricardo Mandarino, a Bahia teve um aumento de 7% nos homicídios no primeiro semestre desse ano, enquanto o Brasil teve queda. O estado lidera o ranking de assassinatos do país.

Além disso, o número de policiais mortos neste ano aumentou 38% em relação ao total do ano passado. Até agora são 19 policias mortos, sendo nove em serviço, cinco durante a folga e cinco já estavam na reserva. Já em 2020, 13 PMs morreram, onde um estava trabalhando e os demais no período de folga.

Após uma portaria divulgada no Diário Oficial do Estado no último dia 6 de outubro, onde solicita aos policiais civis que não utilizem nenhum conteúdo intimidatório ou ameaçador, que não condizem com o exercício da atividade de Polícia Judiciária a exemplo de “Caveiras” ou outras imagens, alguns alguns policiais ficaram revoltados. [Relembre o caso]

“A segurança pública do jeito que tá e eles preocupado com símbolos que os policiais estiverem usando na camisa. Isso é um absurdo. Está criando portaria e normas para prejudicar nós servidores”, afirmou um Policial Civil indignado.

Leia também

Após chacina no bairro do Uruguai, Rui Costa proíbe festas “paredão”


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.