Política

Decreto obriga que servidores públicos se vacinem contra a Covid-19

Aqueles que não se vacinarem poderão ser afastados de suas funções

Decreto obriga que servidores públicos se vacinem contra a Covid-19
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Governo do Estado da Bahia publicou, nesta quarta-feira (17), o decreto que obriga a vacinação contra a Covid-19 dos servidores públicos e empregados públicos estaduais. O documento foi assinado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (16).

Segundo o decreto, “aqueles que se recusarem em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior”. Servidores e empregados que ainda não tiverem se vacinado serão notificados para que realizem imediatamente a imunização, sob pena de afastamento cautelar de suas funções.

“As empresas integrantes da Administração Indireta também deverão estabelecer normas internas compatíveis com a orientação definida pelo novo decreto estadual, que passa a vigorar a partir da sua data de publicação”, diz o texto.

Por meio do Sistema de Recursos Humanos do Estado, o portal RH Bahia, os servidores e empregados públicos deverão realizar uma autodeclaração online com o objetivo específico de comprovar a imunização, anexando ao sistema o cartão de vacinação. A forma e o prazo de comprovação serão estabelecidos pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e divulgados amplamente ao público-alvo e à imprensa nos próximos dias.

Empresas privadas contratadas pelo Governo do Estado também deverão estabelecer normas que assegurem a imunização dos trabalhadores que atuam na estrutura da administração estadual. O não cumprimento desta norma, prevista no artigo 4º do decreto, “implicará em infração ao negócio jurídico celebrado”.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.