Foto: ReproduçãoUm vídeo que circula pelas redes sociais mostra policiais militares agindo de maneira truculenta em um trecho da Avenida 29 de Março, no região de Cajazeiras, em Salvador, onde ocorria uma manifestação. O protesto aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (17).
De acordo com manifestantes, o ato se tratava de uma manifestação contra a ação de homens que estariam tomando terrenos na região. O grupo chegou a incendiar objetos na pista, sendo Avenida Paralela, interrompendo o tráfego de veículos na região.
Policiais militares foram enviados ao local. Houve confusão entre os manifestantes e ao menos uma pessoa foi detida. Em vídeo, é possível ouvir um homem afirmando que “não fiz nada com você [policial]”, porém, o PM que o aborda insiste que houve desacato a autoridade. Um dos policiais chega a dar um tiro aparentemente de bala de borracha em outro homem.
O autor da filmagem se diz advogado do rapaz detido. Um dos militares tenta conversar com o homem, pedindo “calma”. “Olhe para mim, deixe de ‘zuada’. O seu cliente agrediu e está preso por desacato. Vá representar na delegacia, seu direito é esse. Advogado também é preso”, ameaça.
Equipes da Transalvador foram acionadas e encaminhadas para o local, mas não há informações sobre congestionamentos. De acordo com o órgão de trânsito, o protesto terminou por volta das 13h30. O trânsito na região, no momento, está livre.
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 13h, policiais militares da unidade foram acionados pelo Cicom para atender a uma ocorrência de manifestação na Avenida 29 de março, sentido Paralela. No local, a guarnição observou que havia cerca de 30 manifestantes dos dois lados da pista, obstruindo a via.
Os policiais militares negociaram com alguns manifestantes a liberação da via, sentido Águas Claras, momento em que dois homens tentaram obstruir a via novamente, um dos policiais tentou impedir a ação dos mesmos, momento em que foi agredido por um dos manifestantes. O policial deteve o agressor, em seguida outro manifestante tentou impedir o trabalho da guarnição e também foi detido, os dois homens foram apresentados na 13ª delegacia.
Comentários: