Foto: Reprodução/Redes Sociais Salvador registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) da Defesa Civil da capital baiana (Codesal). O número já representa o dobro da média histórica do mês de novembro, que é de 108,2.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explica que em algumas localidades já choveu mais que o triplo da média histórica para o mês, a exemplo da avenida San Martin (369 mm), Retiro (360 mm), Saboeiro (347 mm), Cabula (346 mm), Pau Miúdo (364 mm), Arenoso (339 mm) e São Gonçalo (339 mm). Ele alerta que a população deve ficar atenta.
Na noite desta terça-feira (26), um imóvel desabou na Baixa dos Sapateiros. Equipes da Prefeitura se mobilizaram para o local para mitigar os efeitos, inclusive com alterações no trânsito e implantação de refletores para garantir iluminação. Além disso, famílias que moravam em imóveis próximos foram deslocadas para abrigos como medida de segurança. Não houve feridos.
Sirenes
A Codesal passou a atuar no nível de alerta máximo, na noite de desta terça-feira, acionando as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme das localidades de Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso e Calabetão devido ao risco de deslizamento de terra após o registro de acumulados de chuva forte e muito forte. Foi solicitado que os moradores deixassem as suas casas e se dirigissem aos locais de acolhimento previamente estabelecidos em simulados de evacuação.
A previsão para esta quarta-feira (27) é de continuidade de chuvas moderadas a fortes com risco para alagamento e deslizamento de terra, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Mobilidade
Por conta das fortes chuvas que assolam a capital baiana, o soteropolitano tem encontrado diversas dificuldades para se locomover na cidade. Se já não bastasse as horas de engarrafamento e alagamento, o cidadão não poderá contar com alguns serviços do transporte público.
Em nota, a Secretaria de Mobilidade (Semob) comunicou que estão suspensas as atividades de todos os ascensores da cidade. São eles: Plano Inclinado Gonçalves, Pilar, Liberdade-Calçada e Elevador do Taboão.
Além deles, a linha B3, do BRT Salvador, teve a circulação suspensa por conta de um alagamento na ligação entre a rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores. As demais linhas do sistema operam normalmente.
A secretaria garante que os serviços voltarão normalmente quando as condições melhorarem.
Comentários: