Polícia

Mortes causadas por policiais na Bahia crescem 47% e supera Rio de Janeiro

Dados são do anuário 2021 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Mortes causadas por policiais na Bahia crescem 47% e supera Rio de Janeiro
Foto: Haeckel Dias/SSP

De acordo com os dados do anuário 2021 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no estado da Bahia a polícia acumula cada vez mais um número elevado de mortes. Somente em 2020, foram 1.137 óbitos causados por policias, o que é 47% maior do que encontrado em 2019, quando 773 pessoas foram mortas pelos agentes de segurança.

Esse aumento é superior a 0,3% de leve crescimento registrado na média nacional. Alguns locais do país conhecidos pela letalidade policial, como o Rio de Janeiro, tiveram redução em 2020 no número de óbitos por intervenções policiais. No estado fluminense, essa queda foi de 31,8%.

Já na Bahia, a taxa de mortalidade é de 7,6, deixando o estado como o quarto com mais violência policial, atrás apenas de Amapá, Goiás e Sergipe. Além disso, das 55 cidades brasileiras com mais mortes decorrentes de intervenções policiais, sete ficam na Bahia:

Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus e Jequié. Só nesses municípios baianos, foram 524 óbitos gerados por policiais em 2020, o que representa quase a metade de toda letalidade policial do estado.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.